Todos sabemos que o litoral de São Paulo possuí praias e ilhas belíssimas que estão a poucos quilômetros de distância da Capital e mais perto ainda das cidades litorâneas. No entanto alguns locais que possuem grande potencial para serem polos náuticos e movimentarem não só a vida local, como também a economia, parecem não vislumbrar esse cenário.
Nesse post, o diretor comercial da All Flags, Paulo Kinoshita, compartilha essa curiosidade sobre uma das regiões mais charmosas e bem planejadas de todo o litoral do estado de São Paulo, a Riviera de São Lourenço.
“No Brasil existem poucos polos náuticos. A maioria da frota de embarcações de esporte recreio do Brasil se concentram em 5 cidades.
No geral, para se formar um polo náutico precisamos de três fatores: ter frequência de um público qualificado, infraestrutura e beleza natural. Nesse sentido eu não tenho dúvida de que Riviera de São Lourenço será o próximo polo Náutico do Brasil.
O público de Riviera, além de ser um público que está acostumado a estar na região todo final de semana, possui hábitos muito saudáveis e diurnos. É muito comum você ver as pessoas além de estarem na praia, jogando beach tênis, correndo, andando de bicicleta, integrado à natureza; comportamento similar ao do perfil do público que se interessa pela náutica.
A infraestrutura oferece toda comodidade para os moradores da Riviera, sendo possível ir de bicicleta do Condomínio até as marinas Indaiá e Capital. Além dessas, existe a marina do Forte que está a apenas 14km do centro de Riviera e que já comporta qualquer tamanho de barco. E ainda temos o projeto do novo módulo do condomínio, com marina, píer público e shopping náutico; com fortes indícios de que será iniciado ainda esse ano.
E ainda pensando em infraestrutura, no Canal de Bertioga é possível encontrar vários restaurantes para ir com sua embarcação, como o restaurante do Dalmo; o restaurante da marina Guarujá e o próprio restaurante da marina Nacionais.
Quando chegamos no quesito beleza natural, Riviera está à frente de muitas outras regiões do litoral, visto que está ao lado de pontos que são os mais procurados, pontos onde todo mundo que tem barco quer ir. Entre esses pontos, destaco As Ilhas, que está a apenas 45 minutos e poucas milhas náuticas de Riviera e o Montão de Trigo.
E acessando esses lugares, com certeza se abre uma série de possibilidades de uso da embarcação, como “andar” de stand up; curtir o pôr do sol; curtir as águas cristalinas de coloração verde esmeralda, que possui uma vasta gama de vida marinha e proporcionam ótimas condições para todos os tipos de mergulho; churrasco na embarcação e até mesmo ir às praias dessas ilhas, onde algumas possuem até restaurante que servem às embarcações. Sem falar que é um passeio incrível, onde no Verão você encontra águas mais quentes para o mergulho e no Inverno a possibilidade de avistar golfinhos e até baleias, já que a região é rota desses cetáceos.
São locais especialmente convidativos que agregam qualidade de vida e interação social. E o público desse estilo de vida pode, com certeza, ser o de Riviera de São Lourenço, que tem a oportunidade de fazer da embarcação, uma extensão da sua casa e desses lugares paradisíacos, seu “quintal” excepcional.
Fica o meu convite à você que tem o privilégio de viver na Riviera de São Lourenço ou está todo final de semana na região, de fazer parte e se encantar com o mundo náutico.”