Mais de dois terços do planeta está debaixo d’água. O mundo subaquático é o lar de centenas de milhares de diferentes animais e plantas. Quando você faz mergulho se depara com paisagens incríveis, formações de
corais, plantas aquáticas e fauna exótica. Se você é uma das almas aventureiras que não se contentam
em ver a vida marinha na TV, o mergulho deve estar na programação de suas próximas férias.
B17 Bomber
Este mergulho em náufrago certamente se destaca e oferece aos mergulhadores uma experiência totalmente única. Descansando a 27 metros abaixo da superfície, os restos do avião B17 Bomber da Segunda Guerra Mundial podem ser explorados por mergulhadores avançados. A aeronave americana foi construída em 1944 com o objetivo de destruir o sistema ferroviário de Verona, que havia sido tomado pelos alemães. No entanto, nunca comletou sua missão, uma vez que foi danificado no caminho. Dessa forma, o capitão tenente Charplik foi forçado a fazer um pouso de emergência na água, conseqüentemente perdendo 4 homens de sua tripulação.
O avião tem uma envergadura de 32 metros e está em excelente estado. Os mergulhadores poderão identificar claramente os assentos do piloto e os instrumentos de aviação, que foram deixados intactos no cockpit. Os motores e as metralhadoras restantes são outro destaque deste fascinante mergulho.
A vida marinha é vibrante nesta área, e os mergulhadores podem encontrar cavalos-marinhos, corais vivos, arraias ou até mesmo golfinhos enquanto exploram os destroços. Este naufrágio é perfeito para explorar se você deixar seu superyacht no porto próximo de Calvi.
MS Zenobia
MS Zenobia, sem dúvida, teve uma carreira mais longa como um naufrágio do que como um navio em funcionamento. A balsa sueca de 178 metros afundou fora de Larnaca, Chipre, em sua viagem inaugural em 1980, a apenas uma parada de seu destino final, Tartous, na Síria. Os problemas técnicos foram a causa de sua morte e, embora a tripulação tenha sido evacuada com segurança antes do naufrágio, a MS Zenobia levou quase 200 milhões de dólares em carga com ela.
Felizmente, a MS Zenobia e os 104 veículos que ela estava transportando foram bem preservados, o que significa que agora se tornou um lugar para mergulho intrigante. A 42 metros abaixo da superfície, há uma infinidade de vida marinha ao redor do MS Zenobia e é provável que os mergulhadores encontrem moréias, barracudas, peixes-jaque e garoupas. Embora enferrujados, os caminhões ainda têm seus pára-brisas e mantêm a pintura original em suas cabines.
O mergulho do naufrágio do MS Zenobia está localizado muito perto da marina de Larnaca, que pode acomodar iates de até 49 m.
RMS TItanic
Exploradores subaquáticos poderão fazer viagens de oito dias até o naufrágio do RMS Titanic a partir de maio de 2018. Cada viagem será aberta a apenas nove pessoas de cada vez e o grupo voará de helicóptero até o iate de apoio de St. John’s, Newfoundland.
Grupos de três pessoas irão descer ao naufrágio em Cyclops 2. Feito de fibra de carbono de titânio e filamento, é o único submersível tripulado capaz de atingir profundidades de até 4.000 metros. O Cyclops 2 permite vistas de 360 graus dos arredores com iluminação e câmeras especializadas. Eles passarão aproximadamente três horas explorando o naufrágio com foco na seção de proa mais intacta.
O RMS Titanic ficou famoso por ter atingido um iceberg e afundado enquanto estava a caminho de Nova York a partir de Southampton em 1912. Ela agora está em duas partes com aproximadamente 600 metros entre elas. A localização do naufrágio não era conhecida até 1985, quando um projeto conjunto liderado pelo Dr. Robert Ballard da Instituição Oceanográfica Woods Hole e Jean-Louis Michel de Ifremer (Instituto Francês de Investigação para a Exploração do Mar) descobriu o que restava do famoso navio.
Lady Thetis e Constandis
Lady Thetis é um dos três mergulhos mais populares em náufragos na costa de Limassol. O mesmo é um navio de passageiros de 30 metros que foi propositadamente afundado em 2014, juntamente com o Constandis, uma embarcação de pesca de 23 metros, com o objetivo de criar um recife artificial e local para mergulho recreativo.
Ambos agora descansam entre aproximadamente 19 e 25 metros de profundidade e abrigam uma enorme variedade de vida marinha em um local onde toda a pesca é estritamente proibida. O projeto é financiado pelo programa de pescas da UE, a Organização de Turismo de Chipre e pela Associação do Centro de Mergulho de Chipre, em uma tentativa de reabastecer a população de peixes em declínio em torno de Chipre.
Os mergulhadores podem esperar ver grandes grupos de peixe-papagaio, tartarugas, barracudas, focas-monge, garoupas e donzelas enquanto exploram os incríveis passeios que os dois destroços oferecem, que incluem depósitos, casas de máquinas, escadarias, escotilhas e vários decks. É fácil visitar esta bela parte do Chipre em um superiate, graças à vizinha Marina de Limassol, que pode acomodar iates de luxo de até 110 metros.
S.S. Sapona
Naufragado na costa da ilha de Bimini, nas Bahamas, o S.S. Sapona tem uma história notável que atrai muitos fãs de naufrágios. Encomendada pelo presidente dos EUA, Woodrow Wilson, para servir na Primeira Guerra Mundial, ela completou apenas um transporte de guerra antes do armistício ser assinado. Depois da guerra ela foi vendida e passou alguns anos contrabando rum durante a era da proibição. S.S. Sapona encalhou durante um violento furacão em 1926 e esteve nas Bahamas desde então.
No entanto, seu serviço em tempo de guerra não havia terminado, pois as forças armadas dos EUA usaram o S.S. Sapona para instalação de metralhadores e realização de bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.
Atualmente, seu casco de concreto está repleto de vida marinha e corais vibrantes, e os caçadores de emoções freqüentemente sobem em sua superestrutura de 9 metros de altura para saltar nas águas azuis cristalinas. Com profundidades de até seis metros, o S.S. Sapona é um mergulho fácil para iniciantes e pode ser visitado como parte de um cruzeiro privado ou fretamento de super iate no norte das Bahamas.