Navegar no Inverno é bom

Algumas pessoas optam por navegar no Inverno por ter a garantia de uma circulação tranquila pelo mar, afinal, o número de barcos e veleiros se torna menor. Assim como as estradas para o litoral, são bem menos procuradas durante o Inverno; da mesma forma, os “points” mais desejados ao longo das praias e ilhas são muito menos procurados, permitindo escolher os lugares preferidos sem ter que disputar o melhor ponto de ancoragem.

O Brasil é bastante privilegiado nas estações mais frias. Além de não ter um Inverno tão rigoroso, temos incidência menor de chuvas, não há mudanças repentinas no clima, como rajadas de vento muito forte e o mar não é tão grande como no Verão.

O país possui ainda diversas opções de roteiros para navegar; seja na costa ou nas regiões de lagos, rios e represas, você sempre vai encontrar belas paisagens e lugares mais tranquilos para aproveitar com a família e amigos.

Mas mesmo com todos os prós, o fator segurança não deve ser negligenciado. Podemos dizer que nessa época o tempo piora rapidamente, e isto é verdade até certo ponto; as frentes frias são bem previsíveis nos bons mapas meteorológicos, e você pode se preparar antecipadamente, procurando um bom abrigo e realizando um cuidadoso e seguro fundeio.

No litoral de São Paulo, um dos locais em que você encontra boas condições de abrigo é no Saco da Ribeira e seguindo para o litoral do Rio, na região da Baía da Ilha Grande, por exemplo, você tem como aproveitar, sem grande estresse, os excelentes abrigos encontrados em locais como Paraty-Mirim, Saco do Céu e Sitio Forte, além de outras enseadas menos cotadas, porém muito protegidas não só pelo abrigo do vento, mas pela qualidade da tensa (fundo do mar) que é muitas vezes de lama, e segura a âncora como num grude salvador.

E o que precisamos ficar atentos, para navegar nessas épocas em que o sol se põe mais cedo no horizonte?

O primeiro cuidado é com as viradas de tempo que, muitas vezes, são violentas entre os meses de julho e setembro. Daí, ficar de olho na previsão do tempo é fundamental para a segurança das pessoas e do barco. Felizmente, as previsões são cada vez mais confiáveis e há muitos lugares na internet e aplicativos para consultar as mudanças nos ventos e se precaver ou adiar a saída, ou mesmo o retorno para a terra firme. Neste caso, é preciso muita atenção à força dos ventos, principalmente os que sopram de noroeste e do quadrante sul.

O segundo cuidado é com os nevoeiros, comuns nos fins de tarde, começos da noite e, também, nas manhãs frias de julho a setembro. O melhor a fazer é evitar navegar em nevoeiros.

Já, se for pego inadvertidamente por um nevoeiro, use os sinais sonoros previstos no RIPEAM (Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar), além do GPS e radar.

Opte pelos passeios nos dias limpos de sol que tornam a experiência ainda mais confortável e dão a garantia de perfeita visualização dos roteiros escolhidos.

Previna-se também do frio, principalmente à noite. Um posto de comando fechado, desde que o piloto tenha boa visibilidade à vante, ajuda bastante, seja em veleiros, seja em lanchas. Agasalhos e roupas adequadas para enfrentar o frio e para cortar a ação dos ventos, são fundamentais neste período do ano.

A alimentação a bordo também muda no inverno, a pedida são sopas e caldos, que podem ser tomados em canecas.

E o mais importante para uma navegação tranquila em qualquer época do ano, é a manutenção e revisão de toda a estrutura do barco.

Dê atenção especial ao motor, óleo, filtros, bicos injetores, tanque de combustível, limpeza dos equipamentos;

Verifique toda a parte elétrica, luzes, bombas, acionamentos automáticos, interruptores, entre outros mecanismos;

Confira as peças em geral, o casco, as mangueiras, cilindros e baterias;

Para os motores de popa, é necessário fazer a revisão pelo menos 2 vezes ao ano;

É recomendado ligar o motor a cada 15 dias e não esqueça de adoçar o motor (fazer circular água doce no motor);

O melhor dos mundos é que todos esses cuidados sejam feitos com regularidade, porém se não fizemos ou faremos os reparos agora, é aconselhável fazer na Primavera, uma estação bonita em terra firme, mas que no mar fica um pouco confusa.

As frentes que no Inverno obedecem a uma ordem natural e previsível, na Primavera surgem aleatórias e seguidamente de qualquer ponto do litoral Sul, ganhando velocidades ciclônicas, e lançando ressacas imensas sobre nossa costa, tornando o ato de navegar em quase um sofrimento.