Muitas vezes a ideia vai e vem na cabeça: comprar ou não uma embarcação? As vantagens estão sempre ligadas ao bem estar, diversão e tranquilidade. Sabendo a importância de uma decisão que envolve investimento e família, reunimos algumas dicas para ajudar na hora de comprar o seu primeiro barco.
1 – Objetivo e finalidade
Tenha em mente, de maneira bem clara, para qual função pretende ter um barco. Com isso, será mais fácil decidir o tipo, tamanho, modelo, valores que valem a pena ser investidos, as distancias que almeja navegar e a quantidade de pessoas que pretende ter a abordo.
De maneira geral, a aquisição de um barco tem como objetivos: entretenimento (passeios e esportes aquáticos), momentos familiares, encontros com amigos ou de negócios, pesca esportiva ou profissional ou interesse em ter um meio opcional de locomoção.
Se pretende passear apenas durante o dia, prefira um barco com boa área de lazer.
Mas se pensa em pernoitar a bordo ou viajar, invista em embarcações com mais conforto, boa ventilação natural e suítes.
Tenha uma ideia clara de quem vai usar o barco: só você, toda sua família, seus amigos. Isso ajudará a escolher o tamanho da embarcação.
Envolva toda a família na decisão de compra, assim eles estarão mais comprometidos a aproveitar esse bem com você.
Lembre-se que um barco grande pedirá a contratação de uma tripulação mínima para ajudar nos passeios.
2 – Modelos
Antes de comprar uma embarcação, é interessante conhecer todos os tipos de barcos, escolher a propulsão principal, a motor ou a vento, e os documentos necessários para poder pilotar a embarcação escolhida. No geral os tipos mais comuns de embarcação são: motos-aquáticas, veleiros, lanchas e barcos de pesca.
Por exemplo, barcos para esquiar são menores e precisam ter estabilidade e motores potentes.
Os de pesca precisam ter mais espaço livre para a movimentação das pessoas e a acomodação dos equipamentos.
Já os à vela, mais estáveis e lentos, são ideais para quem curte mais o velejar do que o chegar a algum lugar
Todos atendem as principais necessidades de uma primeira aquisição, possibilitando conhecer os prazeres de navegar.
3 – Habilitações
Para pilotar qualquer tipo de embarcação, assim como os carros e motos, é necessário habilitações especificas. Para as embarcações, os tipos de habilitação são: motonauta; arrais amador; mestre amador e capitão amador. Cada uma das carteiras estabelece distancias e tipos de embarcações que pode ser pilotada pelo portador.
O processo para tirar habilitação é bem simples e de responsabilidade da Capitanias dos Portos (órgão emissor, sob responsabilidade da Marinha do Brasil). Os cursos de capacitação para os testes são realizados por escolas náuticas (semelhantes a auto escolas).
Tenha boa noção de navegação. Uma boa dica é sair antes com marinheiros experientes para se familiarizar.
4 – Onde navegar
Decida onde pretende navegar: em represas, águas rasas ou mar aberto. Para cada tipo de água navegável, um tipo de casco, motor e estrutura é mais recomendado. Sendo assim, saber onde vai querer navegar, ajuda muito na hora de decidir qual barco comprar
Barcos que vão para mar aberto precisam ter cascos mais altos e resistentes
Já represas e águas rasas pedem barcos com motor de popa e bordas não muito altas.
Esses detalhes melhorará a segurança, o desempenho e a durabilidade da embarcação.
5 – Valores
O tipo de embarcação está diretamente ligado ao tamanho do bolso e interesse em investir. Existem opções de todos os tamanhos e valores, o que define a melhor compra é o objetivo em usar sua embarcação. Em números, é possível comprar uma pequena embarcação para pesca por 10 mil reais e não há limites para os valores e possibilidades que uma embarcação pode oferecer.
Faça e refaça as contas para saber exatamente até quanto pode gastar. Inclua também todos os gastos subsequentes como manutenção, seguro, combustível e marina, o que pode chegar a 12% do valor do barco, por ano.
Estude de antemão onde deixar o barco após a compra. Visite marinas e veja qual a que mais lhe agrada.
Programe-se para fazer manutenções constantes e ao menos uma grande revisão anual.
Agora, é só você navegar em nossa página de Novos e Seminovos e pesquisar todas as opções disponíveis para sua primeira aquisição.