Na hora de comprar um barco, ter conhecimento sobre o produto e informações seguras é fundamental para que a escolha seja satisfatória e você possa usufruir mais do bem adquirido. Seja um barco novo ou seminovo, algumas dicas podem fazer a diferença e garantir que a realização do seu sonho não vire um pesadelo.
Na hora da compra
Em se tratando do primeiro barco, é preferível optar por uma embarcação fácil de pilotar, de manutenção simples e casco resistente, capaz de aguentar a dureza dos primeiros dias, até que o piloto novato pegue o jeito.
Lanchas de grande porte são mais difíceis de manejar e de cuidar. Na dúvida, comece por um barco pequeno.
Não se deve empregar todo o dinheiro na compra de uma lancha. É necessário reservar uma parte para as despesas de licenciamento, seguro obrigatório, seguro contra danos materiais, compra de equipamentos eletrônicos essenciais, como GPS e rádio VHS; âncora; defensas; cabos; material de salvatagem exigido pela Marinha; instalação de capota; acessórios e, por último, para pagar a marina ou clube náutico onde o barco ficará guardado. Se a ideia for guardar o barco na garagem de casa ou apartamento, reserve dinheiro para a compra de uma carreta.
É imprescindível estar atento às condições de garantia e às normas de uso dos componentes da embarcação. É sempre aconselhável a escolha de produtos de qualidade comprovada. A ACOBAR criou recentemente o Selo de Conformidade com as Normas da ABNT para construção de barcos em fibra de vidro, que será afixado no casco daquelas embarcações fabricadas a partir de critérios rígidos de qualidade e segurança estabelecidos pela NBR 14574. O objetivo é sinalizar ao consumidor quais são as marcas e produtos que seguem as normas.
Sempre que possível, faça um test-drive.
O que verificar antes de comprar um barco usado
– Casco:
Se a pintura anticracas e o gelcoat do barco têm trincas ou fissuras; se há bolhas no casco abaixo da linha d’água; se a laminação ao redor do eixo do leme está intacta e se o interior do barco está seco, pois não pode haver água algumas no porão.
– Motor:
Se a temperatura da água e a pressão do óleo estão normais em velocidade de cruzeiro; se a rotação máxima é a especificada pelo fabricante e se o motor não faz ruídos estranhos, como estalos e sons metálicos. Verifique, também, se a pintura do motor está boa: bolhas indicam superaquecimento. Informe-se sobre o número de horas do funcionamento do motor e peça para ver os comprovantes das revisões periódicas.
– Leme e Direção:
Se o sistema hidráulico do leme e se as mangueiras de acionamento estão boas, sem vazamento. Verifique, também, se há vazamento na caixa de direção. O raio do giro deve ser o mesmo para os dois bordos.
– Sistema Elétrico:
Verifique nos barcos usados se as soldas e emendas das conexões estão inteiras, se os fios estão presos e se as baterias estão com cargas. Teste o gerador para vê-lo funcionar com todos os equipamentos.
– Sistema de Propulsão:
Se o conjunto do acoplamento elétrico está inteiro, se as pás do hélice estão ilesas e como está o eixo e a bucha do pé-de-galinha.
– Ferragens, Ventilação e Iluminação:
Se cunhos, amarradores e olhais de amarração estão bons e se os guarda-mancebos estão firmes. Verifique se as gaiutas e vigias ficam perfeitamente vedadas.
– Água e Combustível:
Se as mangueiras, conexões, a braçadeiras e se os tanques da lancha estão limpos. Verifique se as bombas manuais e elétricas estão em perfeito funcionamento. E se os sanitários estão em ordem.
– Âncora e Salvatagem:
Na haste das pás não deve estar torta e as soldas precisam estar em perfeito estado. Verifique a validade dos sinalizadores, rações, balsa salva-vidas e extintores. Caso estejam vencidos ou em más condições, providencie a substituição.
– Reversor:
Veja se o óleo está esbranquiçado. Se isso acontecer, pode conter água. Não pode haver aumento de rotação.
Outras dicas importantes:
– Verifique o desempenho do barco na água, mas também faça uma avaliação da embarcação fora dela;
– O casco deve estar sem rachaduras ou fissuras;
– Se o barco usado for de madeira, fique atento à calafetação entre as tábuas;
– Se for barco de alumínio, verifique o estado dos arrebites;
– Evite comprar botes infláveis que tenham muitos remendos, que apresentem ressecamento ou rachadura da borracha;
– Caso o motor seja de popa, retire-o para verificar o estado do espelho de popa do barco e o local de fixação do mesmo;
– Durante um test-drive avalie o estado dos cabos de comando;
– Observe se o barco corta a água ou se a empurra. Prefira lancha com a proa mais afilada – que corta a água e consome menos combustível – às lanchas de proa arredondada, que empurra a água e exigem mais esforço do motor;
– Em relação ao motor usado, peça a opinião de um mecânico de confiança;
– Verifique se as bombas de esgoto estão funcionando direito.
Veleiros usados
Ao comprar um veleiro usado não deixe de observar:
– Se as amarras, espias, escotas e adriças estão boas;
– Se as costuras das velas estão boas ou se desfazendo;
– Se as velas são içadas e arriadas facilmente;
– Se o pé do mastro e a fixação dos acessórios de aço inox têm corrosão;
– Se os rebites das luvas de emendas no mastro estão bons;
– Se as roldanas giram livremente;
– Se a fixação das cruzetas no mastro está boa;
– Se o estaiamento e os terminais de prensagem estão inteiros;
– Se a fixação dos fuzis e olhais do estaiamento está firme;
– Se os pinos de ligação do estaiamento com as cupilhas estão inteiros;
– Se o enrolador de genoa está funcionando bem;
– Se as pontas por onde passam os ovens estão boas;
– Se ovens, adriças, escotas, catracas e moitões estão boas condições;
– Se os parafusos da quilha estão firmes e se a junção com o casco está inteira.
Informação é essencial. Além de cursos de formação e atualização, é aconselhável a leitura de livros; a leitura regular de revistas especializadas e sites. Mantenha-se sempre atualizado em relação a novidades e lançamentos do mercado náutico e, se possível, frequente feiras do setor.
Quem, ainda assim, tiver dúvidas na hora da compra, deve pedir a ajuda de alguém mais experiente ou consultar um revendedor de confiança.
Evite fazer surpresas para a família. A compra de um barco deve ser feita, de preferência, com o conhecimento de todos para que a família participe da escolha e para que todos desfrutem do lazer que o barco proporciona.