Muitos são os fatores que influenciam a procura expressiva pelas lanchas menores, entre eles o preço e a praticidade. Por mais que barcos maiores sejam mais potentes e contem com mais instalações, muitas vezes não são a melhor opção para a maioria das pessoas.
Considerando que a sua intenção seja aproveitar passeios de final de semana, a facilidade de uso de uma lancha menor compensa. Embarcações com menos de 26 pés são muito mais fáceis de se atracar e pilotar, além de acelerarem mais rápido e consumirem menos combustível.
Uma lancha de 24 pés, ainda que considerada uma lancha de pequeno porte, começa a oferecer alguns benefícios que aumentam o conforto e a viabilidade de passar mais tempo a bordo.
Uma lancha de 24 pés, por exemplo, oferece as opções de proa aberta ou cabinada e um cockpit mais amplo, geralmente com mais sofás, mesa de centro, geleira e em algumas versões abertas, banheiro fechado.
A 24 pés de proa aberta, geralmente apresentam uma plataforma de popa que conta com um sofá reversível em solário, que aumenta o espaço para relaxar e permite fazer companhia para quem estiver preparando o churrasco, já que esse modelo, possibilita a utilização de churrasqueira de pedestal. O solário da 24 pés cabinada, fica na proa.
Os modelos cabinados apresentam cabine que acomodam duas pessoas no pernoite; apesar de não oferecer banheiro fechado, traz um vaso sanitário no interior da cabine.
As embarcações de 24 pés, possibilitam uma motorização um pouco mais potente, até 250hp de centro ou popa.
Apesar de começar a “ganhar corpo”, uma lancha de 24 pés, continua oferecendo um bom desempenho na prática de esportes aquáticos, como Wake board, esqui e boia, pois continua sendo mais rápido atingir a velocidade de planeio, consome menos combustível e a marola que a lancha gera é muito melhor para a prática.