Entre comprar uma lancha e coloca-la na água para navegar, existe uma importante fase da qual todos os navegadores devem tirar máximo proveito; a entrega técnica. Nela, o fabricante ou representante apresenta o barco em detalhes, para que você possa usá-lo da forma correta e ter uma agradável experiência a bordo.
A entrega técnica não é obrigatória, mas os estaleiros recomendam que seja feita e, geralmente, não cobram por ela – a Ventura Marine, por exemplo, faz a entrega técnica de todas as embarcações acima de 26 pés sem custo algum para os proprietários, cobrando apenas no caso de embarcações menores.
Por isso, cabe ao comprador estar informado e cobrar o procedimento do seu vendedor.
Mas como a entrega técnica funciona na prática?
Na apresentação do casco, o novo proprietário observa estado geral da embarcação, como acabamento localização de acessórios e equipamentos, como tanques, registros, fusíveis, disjuntores, instrumentos de painel, baterias e chave geral. Além do funcionamento dos mesmos.
Já a entrega do motor foca no uso correto do equipamento, cuidados e períodos de revisão (manutenção programada). O mais importante é a explicação correta sobre o funcionamento do motor e seus instrumentos, pois quando falamos de embarcações de pequeno porte, grande parte da tecnologia embarcada está no motor e seus componentes.
Para completar, o responsável pela entrega técnica navega com o proprietário uma primeira vez para mostrar como o barco se comporta na água, tempo de planeio, e o desempenho do motor, além de ajustes de equipamentos como o trim.
É muito importante ficar atento ao que é apresentado, garantindo que você estará pronto para lidar com qualquer situação em seu novo barco. E, caso vá navegar com um marinheiro, a presença dele é tão importante quanto a sua no momento da entrega do barco.
Aproveite esse momento para tirar todas as dúvidas que surgirem. Perguntar é fundamental nesse momento e pode te livrar de futuros problemas – às vezes até simples de serem resolvidos.
Fonte: BomBarco