Navegar, com segurança, é preciso.

Um dos deliciosos prazeres da vida é navegar, mas saber fazê-lo com segurança é imprescindível e alguns cuidados devem ser tomados mesmo antes de partir.


Mapas na mão.
 Faça um plano de navegação e avise parentes ou o pessoal da marina sobre seus horários de partida e volta. É importante também estimar o percurso para que os suprimentos não faltem.

Consulte a previsão do tempo antes de sair de casa. Caso esteja previsto tempo ruim, talvez seja melhor deixar o passeio para outro dia. Fique atento a esse detalhe alguns dias antes do passeio. Por outro lado, se a chuva pegar você de surpresa enquanto navega, volte para a segurança da marina. Se o tempo ficar muito ruim, é mais seguro ficar longe das margens, para que não haja risco de bater em algo. Lembre-se de levar o celular. Manter a comunicação com a terra é necessário em caso de alguma emergência.

Cheque os itens obrigatórios. Alguns itens são indispensáveis em sua embarcação. A lista divulgada pela Marinha é extensa: coletes salva-vidas (1 para cada pessoa), extintor de incêndio, bóia circular, apito, foguetes sinalizadores, medicamentos, material de primeiros socorros, cartas náuticas de onde estiver navegando, manual do proprietário, bússola e quadros do Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), que traz as regras de navegação, balizamento e os sinais de salvamento. No caso de passeios noturnos, leve GPS, lanternas e garanta que seu barco tenha luzes de navegação. Não se esqueça de checar as condições da âncora e do casco e nunca parta sem levar água fresca para beber a bordo. Lembre-se de que quem navega fica exposto ao sol. Portanto, leve filtro solar!

Você é o capitão. Enquanto navega, não permita que pessoas sem habilitação assumam o controle de sua embarcação e coloquem a vida de todos em risco. Também é importante ficar atento quanto à lotação de seu barco. Superlotá-lo o faz ficar vulnerável às mudanças do tempo.

Quando estiver no comando não consuma bebidas alcoólicas e evite acidentes no mar e enjoo a bordo. Para a segurança dos banhistas, navegue a mais de 200 metros da praia. Menos que isso é arriscado.

Respeite os limites de navegação do seu barco. Navegar com prudência e na velocidade adequada é fundamental para sua segurança. Ter controle total sobre sua embarcação e saber guiá-la é importantíssimo para um passeio sem sustos. A manutenção deve estar em dia para que incidentes mais graves, como um incêndio, por exemplo, não ocorram.

Zelar pela segurança de todos é obrigação do comandante. Obedecê-lo, é a obrigação de todos a bordo.