Você conhece o regime de cruzeiro normal e o econômico do seu conjunto? Essa é a primeira coisa para buscar saber, se não quiser ficar sem combustível no meio do mar. A pane seca é o resultado da matemática errada mal feita entre a capacidade de combustível do tanque versus o consumo horário da motorização, considerando o roteiro.
Como ninguém quer ficar ancorado ou à deriva no meio do mar, que, por sinal, é super perigoso, veja algumas dicas para evitar este problema:
1) Conheça o seu barco
Saiba quantos litros ele realmente recebe no tanque, faço medições na hora de abastecer, acompanhe isso e não deixe tudo a cargo do marinheiro.
2) Tenha instrumentos de medição
Os marcadores de combustível de barcos não são, em geral, confiáveis. Marcam com grande margem de erro. Assim, saiba onde e como inspecionar o tanque d verificar o real nível do reservatório.
3) Confiança não é tudo
O marinheiro é ótimo para cuidar do barco, mas o barco é seu e a responsabilidade sobre ele e de quem está a bordo é sua. Saiba fiscalizar o que é feito e solicitado, além de checar pessoalmente se o abastecimento foi feito a contento.
4) Entenda a navegação do seu barco
Navegar é muito mais do que acelerar, cortar ondas, fazer curvas ou simplesmente ir para lá e para cá. Cada barco se comporta de uma forma diferente, em função da carga e tantos outros itens que mudam de acordo com o dia do passeio. Todos são importantes para você entender melhor como e quanto seu barco navega. Ou seja, andando em velocidade de cruzeiro, qual é o alcance, sua autonomia?
5) Regime de cruzeiro e autonomia
Regime de cruzeiro não é só a velocidade que o barco anda no melhor ritmo da motorização, indica também a sua autonomia. Para evitar a falta de combustível, quando for calcular a autonomia do seu barco, programe um passeio com ida e volta com pelo menos 20% de reserva.
6) Clima
Nunca se baseie apenas na teoria. Se as condições meteorológicas mudam durante o passeio, a navegação também muda e, com ela, a velocidade, o consumo e, por consequência, a autonomia final. Seja prudente, conheça cada vez mais seu barco e assuma a responsabilidade por ele. Assim, seus passeios serão sempre seguros e livres de riscos de uma pane seca.
7) Tecnologia a seu favor
Equipamentos de GPS e carta náutica eletrônica e até mesmo smartphones e tablets, com aplicativos cartográficos, podem calcular rapidamente ponto a ponto de seu passeio. O programa mostra o consumo em litros por hora de cada trecho e o volume de combustível gasto ao final do passeio, permitindo que o planejamento seja mais simples e seguro.